Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça: programa deve alcançar nos próximos dois anos metade das cidades que registram as maiores taxas de homicídios do país.
Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça| Foto: Marcos Correa/PR

O ministro da Justiça, André Mendonça, defendeu "independência por parte das instituições" na investigação da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a suposta produção de relatórios da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para orientar a defesa do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos -RJ). A declaração do ministro ocorreu nesta terça-feira (22) após uma entrevista coletiva com o balanço da pasta em 2020.

“Acho que é uma investigação que deve seguir com independência por parte das instituições correspondentes. Sendo acompanhada, presidida pela ministra relatora, conduzida pela Procuradoria-Geral da República e no âmbito da investigação, essas duas instituições, poder Judiciário e Ministério Público Federal, também demandando e cobrando a investigação efetiva por parte da Polícia Federal de forma independente por parte de todas instituições”, disse. A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia determinou na última sexta (18) que a PGR investigue o caso após o procurador-geral da República, Augusto Aras, pedir informações à Abin sobre o caso.