Imagens gravaram ação do suspeito, que fugiu logo depois do ataque no dia 16 de setembro.
Imagens gravaram ação do suspeito, que fugiu logo depois do ataque no dia 16 de setembro.| Foto: Reprodução

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou uma nota nesta quinta-feira (30) em que afirma que as investigações sobre o ataque ao consulado da China no Rio de Janeiro “estão sendo conduzidas com celeridade e presteza” e que “todos os esforços serão empregados para elucidar o caso”. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.

O comunicado foi a primeira manifestação do Itamaraty sobre o ataque, que ocorreu no dia 16 de setembro. Durante a noite, um homem lançou um artefato explosivo contra a representação diplomática. Imagens das câmeras de segurança mostram o momento da ação, que causou danos apenas ao portão consulado, ninguém ficou ferido.

“Reiteramos a todas as representações diplomáticas e consulares da China e às demais missões estrangeiras acreditadas junto ao governo brasileiro que todos os esforços serão empregados para elucidar o caso e levar o responsável ou responsáveis à Justiça, e também para proteger a segurança do corpo diplomático e consular acreditado no Brasil”, diz a nota.