Avião da Azul no hangar aguardando decolagem para buscar vacinas na Índia
Avião da Azul no hangar aguardando decolagem para buscar vacinas na Índia| Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

O Itamaraty informou que o governo indiano mostrou "boa vontade" em liberar a carga da vacina de Oxford, mas apontou "dificuldades logísticas", pois o pedido brasileiro ocorre no momento em que o país começa a sua campanha de vacinação contra a Covid-19. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, telefonou na noite de quinta (14) ao chanceler da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, e reiterou o pedido para importação de 2 milhões de doses prontas da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca.

A expectativa é de que a situação se resolva "nos próximos dias" disse o ministério. O Itamaraty afirma que a dificuldade é "puramente logística", ou seja, não haveria veto da Índia para a exportação das doses. Um avião da companhia aérea Azul deve decolar nesta sexta (15) para Mumbai, na Índia, para buscar as doses da vacina.

A expectativa do governo federal é iniciar a campanha de imunização contra a Covid-19 no Brasil na próxima quarta (20), se a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial do imunizante.