Governo concedeu novo passaporte diplomático para o bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus e proprietário da TV Record.
Governo concedeu novo passaporte diplomático para o bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus e proprietário da TV Record.| Foto: Bispo Edir Macedo/Facebook

O Ministério das Relações Exteriores concedeu novo passaporte diplomático para o bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus e proprietário da TV Record. A concessão também foi oferecida para a esposa do líder religioso, Ester Eunice Rangel Bezerra. A portaria assinada pelo ministro da pasta, Carlos Alberto Franco França, foi publicada nesta sexta-feira (25) no Diário Oficial da União. Segundo a publicação, a concessão é válida por três anos com o objetivo de que os dois possam participar de atividades religiosas no exterior.

O passaporte diplomático garante facilidades nos aeroportos, dispensando o portador de enfrentar filas destinadas aos demais viajantes. Também facilita a concessão de vistos. Por regra, é concedido a diplomatas, autoridades e servidores designados para trabalhos no exterior. Somente em caráter excepcional pode ser concedido a outras pessoas.

Edir Macedo e sua esposa já haviam recebido o passaporte especial em 2019. Na época, a justiça chegou a anular a decisão, afirmando que a atividade no exterior de Macedo como líder da Igreja Universal não significa “interesse do país” que justifique a “proteção adicional consubstanciada no passaporte diplomático”. Na ocasião o presidente Jair Bolsonaro declarou que a concessão seria mantida e que o bispo se encaixava nas regras oficiais de casos excepcionais. O casal já havia recebido o passaporte especial em 2011, durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). À época, o líder da Universal era aliado o governo petista.