Procurador Deltan Dallagnol, ex-chefe da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.
Procurador Deltan Dallagnol, ex-chefe da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O ex-procurador Deltan Dallagnol, ex-coordenador da Lava Jato, divulgou neste domingo (12) um vídeo no qual rebate declarações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro. Em um vídeo publicado em suas redes sociais, Bolsonaro diz que Dallagnol o teria procurado para sondar o cargo de procurador-geral da República (PGR).

"Ao contrário do que o presidente afirmou, jamais pedi reunião com ele ou liguei pra ele, nem antes, nem depois da indicação do procurador-geral da República que acabou com a Lava Jato. Interlocutores do Planalto me procuraram em 2019 para perguntar se eu aceitaria me reunir com ele, mas eu recusei do mesmo modo que recusei o convite para ir ao Palácio do Jaburu encontrar o ex-presidente [Michel] Temer em 2016", afirmou.

De acordo com ele, os convites foram recusados por entender que "alimentariam questionamentos infundados sobre o nosso trabalho". Dallagnol disse ainda que "o presidente errou ao dizer que procuradores escreveriam as delações". "Talvez porque não teve a oportunidade de conhecer melhor o nosso trabalho na Lava Jato. Todos os acordos de delação foram negociados com as defesas e os fatos e provas trazidos espontaneamente por colaboradores."