Marcelo Ramos deixa PL
Após filiação de Bolsonaro ao PL, o vice-presidente da Câmara recebeu autorização do TSE para deixar o partido.| Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou que o vice-presidente da Câmara, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), deixe o partido sem prejuízo ao mandato. A ação de justificação de desfiliação partidária foi protocolada junto à Justiça Eleitoral na segunda-feira (20). A decisão é do ministro Luís Roberto Barroso que entendeu haver possibilidade de prejuízos políticos ao parlamentar após o ingresso de Jair Bolsonaro na sigla.

No despacho, o magistrado afirmou ser inegável o impacto do ingresso do presidente da República em uma legenda na qual passará a ter forte influência, "especialmente para os filiados que assumam publicamente posição contrária àquele. Esta é a situação do requerente", reforçou, segundo o portal UOL.

Ao apresentar a ação, Ramos afirmou que seria um constrangimento integrar a mesma legenda que Bolsonaro e disse que a despeito de ter carta de anuência do partido, não queria dúvidas "de que a desfiliação tem permissão constitucional e legal”.