O governador afastado do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL)
O governador afastado do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL)| Foto: Reprodução

A Justiça Eleitoral do Tocantins tornou o governador afastado do estado, Mauro Carlesse (PSL), inelegível por 8 anos, por abuso de poder político e econômico para obter vantagens eleitorais. A mesma punição foi aplicada a Josiniane Braga Nunes e Gleydson Nato Pereira, prefeita e vice-prefeito do município de Gurupi (TO), que tiveram seus cargos públicos cassados e também foram afastados de seus mandatos.

A ação foi aberta por Gutierres Borges Torquato e Eduardo Malheiro Ribeiro Fortes, os candidatos derrotados em Gurupi nas eleições de 2020. A sentença emitida pela 2ª Zona Eleitoral de Gurupi menciona a utilização de recursos públicos nas campanhas dos investigados, a utilização de veículos oficiais e de bens e servidores públicos em atos de campanha e a cessão de servidores públicos para coordenação da campanha eleitoral. Os acusados também teriam distribuído cestas básicas sem critérios objetivos e em ano eleitoral, além de contratar sites de notícias para veicularem matérias que beneficiassem os investigados.

Em nota, o governador afastado de Tocantins afirmou que recebeu com surpresa e estranhamento a decisão judicial. “Estranhamento em virtude da decisão ocorrer justamente no momento em que Mauro Carlesse encontra-se afastado do cargo e enfrenta outra ‘batalha’ judicial”, diz o texto. “Apesar de respeitar a decisão, é preciso destacar que as referidas denúncias usadas como base da sentença já haviam sido desconsideradas pelo Ministério Publico Eleitoral, em virtude da fragilidade do conjunto de provas”, argumentou o político. Ainda cabe recurso contra a decisão de Justiça Eleitoral.