Kassio Nunes Marques e o foro privilegiado: o que o desembargador pensa
Kassio Nunes Marques será nomeado ministro do STF| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senad

Kassio Nunes Marques toma posse nesta quinta-feira (5) no Supremo Tribunal Federal (STF), às 16 horas, em cerimônia reservada no Plenário da Corte. Entre os integrantes do Supremo, devem participar presencialmente da sessão o presidente do STF, Luiz Fux, e o ministros Gilmar Mendes, Roberto Barroso, Edson Fachin e Alexandre de Moraes.

Além dos ministros, participam da nomeação os presidentes da República, Jair Bolsonaro; do Senado, Davi Alcolumbre; da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; além do procurador-geral da República, Augusto Aras, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz.

Após declarar a abertura da sessão de posse, Fux vai convidar o ministro mais antigo presente na cerimônia, Gilmar Mendes, e o mais recente, Alexandre de Moraes, para conduzirem a posse de Kassio Nunes.

Em seguida, o novo ministro lê o termo de compromisso. Depois, o diretor-geral do Tribunal, Edmundo Veras, faz a leitura do termo de posse que é assinado pelo presidente da Corte e por Kassio Nunes. Na sequência, Fux declara empossado o novo ministro e o convida para ocupar o lugar no Plenário que antes pertencia ao ministro Alexandre de Moraes, até então mais recente ministro.