A senadora Kátia Abreu (PP-TO).
A senadora Kátia Abreu (PP-TO).| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, Kátia Abreu (PP-TO), classificou o discurso do presidente, Jair Bolsonaro, na Cúpula do Clima como uma intervenção "positiva". A senadora ressaltou, porém, que a meta de zerar o desmatamento ilegal no País pode ser reduzida para 2025, cinco anos a menos do que o citado pelo chefe do Planalto na declaração. Kátia Abreu afirmou que deve apresentar um projeto de lei nesse sentido para votação no Senado.

"As metas de redução de emissões e de eliminação do desmatamento ilegal não são um ônus para o país, mas sim proteção aos brasileiros e brasileiras, ao nosso planeta e a todos os seres humanos. Tanto que devemos ser ainda mais ousados. Podemos antecipar a meta brasileira para eliminação do desmatamento ilegal e avançar mais rapidamente, até 2025, com a redução de nossas emissões. Já demonstramos no passado que temos condições de avançar nessa direção", afirmou a presidente da comissão em nota.

Ela classificou a intervenção como positiva, chamando a atenção para um discurso mais ameno em que o presidente não condicionou as metas do clima ao recebimento de recursos de países desenvolvidos. Na declaração, porém, Bolsonaro não deixou de fazer o pedido por ajuda financeira.