Sede da PGR, em Brasília.
Sede da PGR, em Brasília.| Foto: Foto: Antonio Augusto / Secom / PGR.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta sexta-feira (26) à ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, que reconsidere com urgência sua decisão e suspenda o inquérito do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aberto contra os procuradores da Lava Jato. Segundo o jornal O Globo, o subprocurador-geral da República José Adonis Callou de Araújo Sá afirma no documento enviado à ministra que a investigação apresenta riscos de prisão para os procuradores.

De acordo com a colunista Bela Megale, o presidente do STJ, Humberto Martins, planeja determinar mandados de busca e apreensão contra procuradores da força-tarefa de Curitiba, extinta neste ano. Nesta semana, Rosa Weber negou dois pedidos para suspender a investigação. José Adônis ressaltou que decretar diligências no âmbito desse inquérito “causará forte abalo ao Estado de Direito”, pois vai sinalizar que “provas ilícitas podem ser empregadas para investigar e punir”.

O subprocurador-geral argumenta que não há prejuízo às investigações caso o inquérito seja suspenso até que o STF julgue se as mensagens hackeadas, obtidas pela Operação Spoofing, são provas válidas. O presidente do STJ abriu o inquérito com base nessas mensagens com supostas conversas entre os procuradores da força-tarefa.