Ministro Ricardo Lewandowski de 30 dias para o governo federal apresentar plano de vacinação para Covid-19.
Ministro Ricardo Lewandowski deu 48 horas para o governo federal esclarecer datas de plano de vacinação para Covid-19.| Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste domingo (13) que o Ministério da Saúde esclareça, no prazo de 48 horas, as datas de início e término do plano nacional de imunização contra o coronavírus. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. A intimação elaborada por Lewandowski teve como destinatário o titular do Ministério da Saúde, Eduardo Pazuello, e é também estendida ao advogado-geral da União, José Levi Mello do Amaral Júnior.

O Ministério da Saúde apresentou na sexta (11) o plano nacional de vacinação, mas não informou as datas para aplicação do imunizante. O documento cita que o governo disporá de 300 milhões de doses, de três origens diferentes. Entre elas não está a coronavac, que está sendo produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, do governo de São Paulo. A vacinação se tornou um ponto de disputa entre o presidente Jair Bolsonaro e o governador paulista, João Doria (PSDB).

Segundo o Ministério, as datas ainda não foram estabelecidas porque não há no mercado "uma vacina eficaz e segura" que contenha a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).