Ricardo Lewandowki, ministro do STF, decidiu que os partidos terão que repartir dinheiro e tempo de TV entre negros e brancos já nestas eleições. - vacinação obrigatória - Covid-19
Ricardo Lewandowski foi sorteado para analisar pedido de Alessandro Vieira e Jorge Kajuru| Foto: STF

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, requisitou informações do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, sobre a demora em pautar a sabatina do ex-advogado-geral da União André Mendonça. Indicado há mais de dois meses para uma cadeira no STF, ele ainda precisa passar pela sessão para ter o nome submetido ao plenário do Senado, que aprova ou rejeita a indicação.

Na semana passada, após não receberem qualquer explicação de Alcolumbre sobre a indefinição sobre a data da sabatina, os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Podemos-GO) acionaram o STF para obrigar o senador a realizar a sessão. Argumentaram que o atraso prejudica o próprio funcionamento do STF, em razão de atrasos ou empates em julgamentos. Nos bastidores, junto com outros senadores, Alcolumbre prefere outro nome para o STF e esperava uma troca na indicação.