Ministro Ricardo Lewandowski recusou a tentativa de barrar Renan Calheiros por considerar que se trata de um assunto interno do Senado que não requer ação do Judiciário.
Ministro Ricardo Lewandowski recusou a tentativa de barrar Renan Calheiros por considerar que se trata de um assunto interno do Senado que não requer ação do Judiciário.| Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um mandado de segurança impetrado por senadores governistas para retirar Renan Calheiros (MDB-AL) da CPI da Covid ou então cassar sua indicação à relatoria do colegiado. Segundo o ministro, o caso em questão é uma discussão interna do Senado e, por isso, não cabe atuação do Judiciário. A CPI da Covid foi instalada nesta terça-feira (27) e Calheiros foi indicado relator pelo presidente da comissão, o senador Omar Aziz (PSD-AM).

O mandado de segurança foi protocolado no STF na noite de terça-feira (27), pelos senadores Jorginho Mello (PL-SC), Marcos Rogério (DEM-RO) e Eduardo Girão (Podemos-CE), membros da CPI mais alinhados ao Palácio do Planalto. Os parlamentares atribuíram suposta suspeição à Renan em razão de "parentesco sanguíneo com um possível investigado" – o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB). A comissão vai investigar, além da suposta omissão do governo federal na pandemia, eventuais desvios de recursos federais enviados a estados e municípios.