Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Risco à saúde

Lewandowski suspende portaria que pode aprovar agrotóxico com facilidade

Ministro do STF Ricardo Lewandowski suspendeu portaria que aprovava de forma tácita agrotóxicos.
Ministro do STF Ricardo Lewandowski suspendeu portaria que aprovava de forma tácita agrotóxicos. (Foto: Rosinei Coutinho/STF)

Ouça este conteúdo

O ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, suspendeu nesta quarta (1) uma portaria que pretendia aprovar de forma tácita agrotóxicos, caso a liberação dos produtos não fossem analisadas pela autoridade competente em 60 dias. De acordo com publicação do Jota, a portaria 43/2020, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foi publicada em fevereiro, mas entraria em vigor hoje. O ministro usou a prerrogativa de relator e monocraticamente suspendeu a determinação até o julgamento pelo plenário.  “Não é possível, salvo melhor juízo do Plenário do STF, admitir-se a liberação tácita de agrotóxicos e produtos químicos, sem uma análise aprofundada, de cada caso, por parte das autoridades de vigilância ambiental e sanitária”, ressaltou Lewandowski. O texto deve continuar a ser analisado, após o pedido de vista do ministro Roberto Barroso, em julgamento no plenário virtual.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.