Penitenciária Federal de Catanduvas, no Oeste do Paraná.
Líder do Comando Vermelho no Ceará está preso na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Oeste do Paraná.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) manteve um dos líderes do Comando Vermelho e mandante dos ataques que ocorreram em 184 municípios do Ceará, no início do ano, na Penitenciária Federal de Catanduvas (PR). Em julgamento no dia 10 de julho, a 7ª Turma decidiu, por unanimidade, negar o recurso da defesa de Euder de Sousa Bonethe (Primo), que cumpre pena por tráfico internacional de drogas, que requeria o retorno dele ao sistema penitenciário do Ceará.

Segundo a corte, o condenado apresenta risco à sociedade e deve seguir em unidade federal de segurança máxima. “Há concretos indícios de que o agravante, como líder do Comando Vermelho no sistema prisional cearense, efetivamente retome a prática criminosa intramuros, exercendo grave e danosa influência sobre a massa carcerária e a sociedade, se devolvido ao sistema penitenciário estadual”, ressaltou a relatora do caso no TRF4, desembargadora federal Salise Monteiro Sanchotene.