Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara
Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara| Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), se manifestou nesta segunda-feira (8) sobre a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin envolvendo os processos do ex-presidente Lula na Lava Jato de Curitiba. "Minha maior dúvida é se a decisão monocrática foi para absolver Lula ou Moro. Lula pode até merecer. Moro, jamais!", escreveu o parlamentar, no Twitter.

Sérgio Moro atuou como juiz da 13º Vara Federal da Justiça Federal do Paraná durante grande parte da operação Lava Jato até deixar a magistratura para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública no governo do presidente Jair Bolsonaro. No STF, tramita um pedido da defesa de Lula que trata da suspeição de Moro, ainda pendente de análise. O pedido deve ser apreciado pela Segunda Turma da Corte.

Já o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou em nota que não irá se manifestar sobre uma decisão de outro Poder. “Não vou comentar decisão judicial do Supremo Tribunal Federal em caso concreto, cujos elementos jurídicos desconheço.”