lula
Para Lula, os americanos nunca fizeram discurso para ajudar quem está morrendo de fome na África.| Foto: Divulgação/RICARDO STUCKERT/PT

O ex-presidente Lula criticou o pacote de US$ 40 bilhões oferecido pelos Estados Unidos à Ucrânia. Para o petista, os americanos nunca fizeram discurso para ajudar quem está morrendo de fome na África. As declarações foram feitas na quarta-feira (1) durante evento em Porto Alegre (RS).

“Não é possível que eu veja na televisão o presidente Biden, que nunca fez um discurso para dar um dólar para quem está morrendo de fome na África, nunca vi um discurso dele para dar um dólar, anunciar US$ 40 bilhões para ajudar a Ucrânia a comprar armas. Não é possível”, disse Lula. Segundo o governo americano o pacote inclui recursos não só para apoio militar, mas também econômico e humanitário.

No último mês, o ex-presidente foi criticado pela embaixada da Ucrânia por afirma que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky é tão responsável pela guerra quanto o líder russo Vladimir Putin.

Durante discurso, Lula voltou a afirmar que pretende rever a privatização da Eletrobras e uma eventual desestatização da Petrobras. “Eu já disse duas vezes. Quem quiser se meter a comprar a Petrobras e a Eletrobras se prepare, porque vai ter que conversar conosco depois das eleições do dia 2 outubro”, disse o petista.