O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).| Foto: Sebastião Moreira/EFE.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (28) a integrantes do MDB que quer ser diplomado no dia 12 de dezembro. Lula deve começar a anunciar os ministros do futuro governo somente após a diplomação. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê o dia 19 de dezembro como prazo final para a cerimônia. No entanto, a data pode ser antecipada, caso as contas da campanha já estejam julgadas e aprovadas.

A expectativa é que a Corte eleitoral julgue as contas de campanha do petista entre os dias 6 e 7 de dezembro, informou o Valor Econômico. Em 2018, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) foi diplomado no dia 10 de dezembro. A solenidade marca oficialmente o encerramento do processo eleitoral no país e o diploma expedido pela Justiça Eleitoral atesta a vitória nas urnas, tornando os eleitos aptos a tomar posse.

Nesta segunda, Lula se reuniu com lideranças do MDB para discutir sobre a possível participação do partido na base do novo governo. Participaram do encontro o presidente do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), o líder na Câmara, deputado Isnaldo Bulhões (AL), o governador do Pará, Helder Barbalho, e o senador Marcelo Castro (PI), relator do Orçamento de 2023.