O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.| Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (16) que não tem conversado com militares. Lula disse que as conversas só devem acontecer se ele for eleito presidente em 2022. “Eu não tenho conversa com militares. Não há por que conversar com militares, com o Ministério Público, com a Polícia Federal. São instituições de Estado, que têm funções a cumprir e têm que respeitar a Constituição”, disse o petista, em entrevista coletiva, no Recife. A informação foi divulgada pelo Valor Econômico.

O ex-presidente criticou o número de militares empregados na gestão de Jair Bolsonaro e defendeu a proposta que proíbe integrantes das Forças de ocuparem cargos civis nos governos.

"O que vamos fazer nas Forças Armadas é cumprir o papel institucional. É garantir a soberania contra possíveis inimigos, tomar conta da fronteira, do espaço aéreo e proteger o povo, e não se meter em política", disse Lula. "Se quiser se meter em política, tira a farda e vai ser candidato a qualquer coisa", afirmou.