O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador.| Foto: Reprodução/Twitter.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encontrou nesta quarta-feira (2) o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador. O petista chegou ao país na noite de segunda-feira (28) e foi recepcionado pelo secretário de Relações Internacionais do governo do México, Marcelo Ebrard, e por Mário Delgado, presidente do Morena, partido de Obrador. "Conversamos sobre justiça social, combate à fome, irmandade da América Latina e a necessidade de paz no nosso mundo. Viva o México!", disse Lula no Twitter nesta tarde.

O ex-presidente viajou acompanhado da presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), os ex-ministros Celso Amorim e Aloizio Mercadante, e do senador Humberto Costa. Na agenda de Lula, estão previstas reuniões com deputados e senadores mexicanos do Morena. Gleisi Hoffmann afirmou que a pauta dos encontros é o fortalecimento das relações latino-americanas.

O ex-presidente defendeu durante a viagem a união da América Latina pela paz e afirmou que deve decidir sobre sua candidatura à Presidência da República ao retornar para o Brasil na próxima semana. "A América Latina deve estar unida nesse esforço por um mundo que quer a paz e já não pode suportar a guerra", disse Lula ao jornal mexicano La Jornada nesta terça-feira (1º), informou a Folha de S. Paulo.

Lopez Obrador disse a jornalistas que o encontro com Lula se trata de uma "reunião de amigos" e de quem está buscando que "as coisas mudem" na América Latina e no mundo. Ele ressaltou que não teve "nenhuma diferença" com o presidente Jair Bolsonaro (PL) até o momento e que pretende manter uma relação de respeito entre os dois países.