O ex-presidente Lula
O ex-presidente Lula.| Foto: PAULO PINTO

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, convoque com urgência uma reunião do G20, grupo formado pelas maiores economias do mundo, para discutir a distribuição igualitária de vacinas contra Covid-19. Lula concedeu uma entrevista à jornalista Christiane Amanpour, da CNN americana, alguns trechos foram publicados nesta quarta-feira (17).

Lula sugere a doação das vacinas que estão sobrando nos EUA ao Brasil ou outros países pobres, que não possam comprar os imunizantes. O ex-presidente diz que é importante colocar os principais líderes mundiais para discutir um único problema, no momento: "vacina, vacina e vacina". O petista classifica Biden como "um respiro de democracia".

Sobre concorrer nas próximas eleições, Lula diz que se for da vontade do partido e de aliados, ele irá disputar a presidência. Mas prefere não tratar desse tema e reforça que sua principal preocupação agora é "salvar o país". No vídeo a seguir, é possível ver um trecho da entrevista dublada em inglês.