O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que as pessoas não devem se assustar com a política.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que as pessoas não devem se assustar com a política.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) minimizou nesta quinta-feira (25) as mudanças feitas pelo Congresso na estrutura dos ministérios. As pastas impactadas foram a do Meio Ambiente, de Marina Silva, e dos Povos Indígenas, comandado por Sônia Guajajara. O mandatário afirmou que o episódio é “coisa normal” e que agora "começou o jogo" na articulação com os parlamentares. O esvaziamento dos ministérios gerou críticas de aliados de Lula.

“Eu pego o noticiário e a impressão que eu tenho é que o mundo tinha acabado: ‘O Lula foi derrotado pela Congresso’, ‘acaba-se ministério disso, acaba-se o ministério daquilo’. Eu fui ler e o que estava acontecendo era a coisa mais normal. Até então, estávamos mandando a visão de governo que nós queríamos. A comissão, no Congresso Nacional, resolveu mexer, coisa que é quase que impossível de mexer na estrutura de governo, que o governo que faz. E agora começou o jogo. Vamos jogar, conversar com o Congresso e fazer a governança daquilo que precisamos fazer”, disse o presidente ao discursar em um evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em São Paulo.

O petista ressaltou que as pessoas não devem se assustar com a política. “Todas as vezes que a sociedade se assusta com a política e começa a culpar a classe política o resultado é infinitamente pior… Por pior que seja a política, é nela e com ela que temos soluções dos grandes e pequenos problemas desse país”, afirmou.