Lula durante entrevista coletiva em Brasília
Lula durante entrevista coletiva em Brasília.| Foto: Wesley Oliveira/Gazeta do Povo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mudou o tom em relação à regulamentação da mídia. No fim de agosto, o petista afirmou que se voltasse à presidência regulamentaria os meios de comunicação. Mas em entrevista sexta-feira (8), em Brasília, Lula preferiu se distanciar do tema, afirmando que o assunto é de responsabilidade do Congresso e dos partidos, não do presidente da República.

"O que se propõe é que em algum momento da história do Congresso Nacional este tema possa ser debatido. É um tema do Congresso", disse o petista na entrevista sexta-feira. "O que ninguém pode é ter medo de um debate sobre isso", complementou.

O distanciamento da regulamentação da mídia seria um pedido de aliados de Lula. Em conversas nesta semana, o ex-presidente foi orientado a evitar o controle da mídia como uma das bandeira de sua campanha à presidência.

Lula afirmou que só vai decidir se será candidato no começo de 2022. Mesmo assim, disse que vai montar um conselho de desenvolvimento econômico e social para debater temas da eleição. No mesmo evento, o ex-presidente afirmou não acreditar na formação de uma terceira via para a eleição de 2022, dizendo que só ele e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem chances no pleito.