Lula
Lula foi convidado por Putin em uma ligação telefônica mais cedo, mas disse que não poderia viajar à Rússia neste momento.| Foto: André Borges/EFE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) negou, na manhã desta sexta (26), um convite feito pelo presidente Vladimir Putin, da Rússia, para participar do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, entre os dias 14 e 17 de junho.

Lula foi convidado por Putin durante uma ligação telefônica mais cedo, em que agradeceu pelo convite, mas que não poderia comparecer neste momento.

“Conversei agora por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Agradeci a um convite para ir ao Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, e respondi que não posso ir a Rússia nesse momento, mas reiterei a disposição do Brasil, junto com a Índia, Indonésia e China, de conversar com ambos os lados do conflito em busca da paz”, disse em uma postagem no Twitter.

O presidente brasileiro se referiu também à guerra da Rússia contra a Ucrânia, em que vem sendo reiteradamente cobrado para se posicionar claramente de que lado está.