Procurador Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa da Lava Jato no Paraná.
Procurador Deltan Dallagnol, ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato no Paraná| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O ex-procurador Deltan Dallagnol protestou nesta terça-feira (2), por meio do Twitter, contra a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que o condenou a indenizar em R$ 75 mil o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Brasileiros, entendam: isso é o que acontece quando se luta contra a corrupção e a injustiça no Brasil. Essa é a reação do sistema, nua e crua. Lula sai impune e nós pagamos o preço da corrupção”, postou o ex-chefe da força-tarefa da Lava Jato.

Por 4 votos a 1, a Quarta Turma do STJ condenou Dallagnol por danos morais, em razão da apresentação de PowerPoint que ele exibiu em 2016, durante entrevista à imprensa, para divulgar a denúncia que apresentou contra Lula no caso do triplex. Na primeira e na segunda instância, a Justiça havia negado o pedido de indenização.

“Quem ainda neste país terá coragem de fazer seu trabalho de investigar e punir criminosos poderosos e informar à sociedade, depois dessa decisão do STJ de me condenar por ter apresentado o conteúdo da acusação à sociedade? Quem vai querer sofrer esse tipo de represália?”, escreveu Dallagnol.

“A Lava Jato acabou. O combate à corrupção está virando cinzas. Corruptos que tiveram seus casos anulados pelo STF querem voltar às urnas. Procuradores são punidos por fazerem seu trabalho. O próximo passo será cobrar de volta de você, brasileiro(a), os bilhões que eles roubaram”, postou, em seguida.