O deputado federal Pedro Lupion (DEM-PR).
O deputado federal Pedro Lupion (DEM-PR).| Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O vice-líder do governo na Câmara, Pedro Lupion (DEM-PR), afirmou que o DEM é base do governo de Jair Bolsonaro e classificou a entrevista de Rodrigo Maia (DEM-RJ) ao Valor Econômico como um “episódio triste”. A declaração de Lupion foi dada ao Estadão. Nesta segunda-feira (8), foi publicada a entrevista na qual Maia fez críticas a ACM Neto, presidente nacional da sigla, que retirou o DEM do bloco de apoio a Baleia Rossi (MDB-SP), na eleição para a presidência da Câmara.

“Foi um episódio triste. Infelizmente, ele se apequena quando não reconhece seus erros. (…) Na verdade, Rodrigo achou que era o DEM era feudo dele, mas não é assim que funciona. É partido político, não é um grêmio estudantil”, disse Lupion.

Lupion foi um dos articuladores que trabalharam para que o DEM embarcasse na candidatura de Arthur Lira (PP-AL), candidato governista que venceu a eleição. Sobre o apoio do partido ao governo, ele ressaltou que dois ministros são do DEM.

“Não sei porque estamos negando o óbvio ainda: somos base do governo”, afirmou o deputado. Lupion disse ainda que Maia sempre “tentou negar” que o partido fosse de direita e tentou levá-lo para a centro-esquerda. “Nem durante a presidência da Câmara ele aceitou isso. Tanto que os aliados principais dele sempre eram do PT, do PCdoB, sempre adversários nossos”.