Relação conturbada entre governo Bolsonaro e Legislativo levou o presidente da Câmara a cogitar acabar com as Medidas Provisórias.
Presidente da Câmara, Rodrigo Maia.| Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Apesar do apelo do presidente Jair Bolsonaro (PSL), o relator da reforma da Previdência na comissão especial, deputado Samuel Ramos (PSDB-SP), não vai flexibilizar as regras para a categoria. Segundo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), não houve acordo sobre os pedidos da categoria.

"Em relação aos policiais, não teve acordo e vai ficar os 55 anos [de idade mínima] para policiais homens e mulheres", afirmou Maia. Ele confirmou apenas que o relator vai tirar qualquer menção a estados e municípios da proposta. Com isso, esses entes federativos não vão poder cobrar taxa extra dos servidores para reduzir o déficit do regime público.

A sessão da reforma da Previdência, que estava marcada para as 13 horas, começou somente às 19h55, após um dia cheio de negociações. Líderes do Centrão pediram mais mudanças no texto do relator e policiais também queriam regras flexibilizadas.