Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
STF

“Todo mundo ficou perplexo”, diz Marco Aurélio sobre voto de Cármen Lúcia pela suspeição de Moro

Marco Aurélio diverge de Barroso e diz que decreto do governo é constitucional
Ministro Marco Aurélio Mello (Foto: Fellipe Sampaio/STF)

Ouça este conteúdo

O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Marco Aurélio Mello, afirmou que ficou "perplexo" com o voto da ministra Cármen Lúcia no julgamento da Segunda Turma que declarou a suspeição do ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro.

À Folha, o ministro - que se aposenta em 5 de julho - disse que a colega "deve ter tido as razões dela". "Por exemplo, não entendi até hoje o voto da ministra Cármen Lúcia, minha colega, no que ela em 2018 acompanhou o relator, ministro Fachin, e agora na última sessão reajustou o voto", disse o ministro.

Antes da ministra, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski haviam se manifestado pela parcialidade. Por outro lado, foram votos vencidos os ministros Edson Fachin, relator do caso, e Kassio Nunes Marques.

Marco Aurélio ainda apontou que a mudança de voto é possível até a proclamação final. Isso porque o julgamento iniciado em dezembro de 2018 teve um pedido de vista de Gilmar Mendes e foi retomado em 9 de março de 2021. "Ela poderia em tese reajustar? Poderia. Ela se convenceu que deveria reajustar e reajustou. E aí evidentemente, como tenho meus processos para relator, para estudar, não fui atrás para saber as razões dela. Mas que todo mundo ficou perplexo, ficou."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.