A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.| Foto: Joédson Alves/Agência Brasil.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, convidou a população a se conscientizar sobre a necessidade urgente de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável do país. A ministra fez um pronunciamento na noite desta segunda-feira (5) em rede nacional de rádio e TV. O discurso marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A ministra destacou o combate ao desmatamento ilegal e garimpo ilegal em terras indígenas, criação de reservas e parques e realização de conferências nacionais para debater meio ambiente, informou a Agência Brasil. Ela reforçou que o caminho para garantir a segurança ambiental "não será fácil", mas manteve seu compromisso com as mudanças "profundas e irrenunciáveis".

"Não há retorno nessa determinação, mas não será fácil. Estamos em meio a um processo de grandes dimensões que exige sabedoria, clareza e coragem para seguir adiante em meio às adversidades, persistindo sempre no compromisso com mudanças profundas e irrenunciáveis", ressaltou.

Mais cedo, Marina e Lula lançaram um novo plano de segurança para a Amazônia, em parceria com os governos estaduais. São medidas para combater crimes como grilagem de terras públicas, atividades ilegais de garimpo, extração de madeira, mineração, além de caça e pesca em territórios indígenas, áreas de proteção ambiental e no bioma como um todo.

A ministra acrescentou que o país, como maior potência ambiental do planeta, tem condições de liderar o desafio global de combate às mudanças climáticas e de “construir um modelo de desenvolvimento que trate corretamente a natureza e reduza as desigualdades entre pessoas e sociedades”.