Marina Silva
Ministra do Meio Ambiente diz que decisão do Ibama foi técnica em negar a perfuração de poço pela Petrobras na foz do Amazonas.| Foto: José Cruz/Agência Brasil

A ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, disse nesta terça (23) que a decisão do Ibama que negou a licença ambiental para a Petrobras perfurar um poço para extrair petróleo na foz do Rio Amazonas deve ser respeitada. A declaração ocorre em um momento de tensão entre a autarquia e o governo, e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que vai intervir para “entender” os impactos que a extração pode trazer para o ecossistema da região.

"O parecer do Ibama, considerando a posição unânime de dez técnicos que analisaram o pedido de licença para fazer a perfuração de um poço exploratório foi contrário. A partir de agora, o que está estabelecido é o cumprimento da lei. É uma decisão técnica, e a decisão técnica em um governo republicano e democrático é cumprida e respeitada, com base em evidências”, disse.

A licença ao empreendimento foi oficialmente negada na semana passada e caso gerou grande repercussão política, e levou a desfiliação do senador Randolfe Rodrigues da Rede Sustentabilidade. O amapaense é líder do governo no Senado.

A Petrobras se disse surpresa com a decisão do Ibama, e afirmou que as condições impostas pela autarquia foram atendidas pela empresa. A estatal disse, ainda, que vai apresentar novos estudos de impacto ambiental para pleitear uma nova licença.