O senador Renan Calheiros (MDB-AL) vai atuar na equipe de transição do governo Lula.
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) vai atuar na equipe de transição do governo Lula.| Foto: Pedro França/Agência Senado.

O MDB indicou nesta quarta-feira (9) os senadores Renan Calheiros (AL) e Jader Barbalho (PA) para atuar na equipe do governo de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nesta terça (8), a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, formalizou o convite para que o MDB compusesse o conselho. Além do conselho político, o partido terá representantes nos grupos temáticos.

"No atual momento, também é fundamental termos parlamentares experientes para a construção de um relacionamento harmônico com o Congresso. Por isso o MDB também indicou os senadores Jader Barbalho (PA) e Renan Calheiros (AL) para compor o Conselho Político da Transição", disse o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, no Twitter. "O MDB ainda poderá indicar, nos próximos dias, nomes técnicos para colaborar no time da transição", completou Rossi.

O vice-presidente eleito e coordenador-geral da transição, Geraldo Alckmin (PSB), anunciou que a senadora Simone Tebet (MDB-MS) coordenará a área de assistência social. O secretário-executivo do MDB Nacional, Reinaldo Takarabe, também integrará esse grupo. Fazem parte desta coordenação as ex-ministras do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes e Tereza Campello, e o deputado estadual mineiro André Quintão (PT-MG).

Ainda pelo MDB, o ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, fará parte do grupo da indústria, comércio e serviços. Os coordenadores dessa área temática ainda não foram oficializados.

Nesta quarta, ao chegar ao Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde funciona o gabinete de transição, o coordenador dos grupos técnicos, Aloizio Mercadante, disse que a maioria dos integrantes do governo de transição deve ser anunciada até o fim da semana. No total, são 31 grupos temáticos. Com informações da Agência Brasil.