Reunião Preparatória da Posse dos senadores eleitos
Reunião Preparatória da Posse dos senadores eleitos| Foto: Roque de Sá/Agência Senado

A eleição para a presidência do Senado, nesta quarta-feira (1), foi marcada por divergências entre os senadores em relação ao voto secreto. Os senadores Rogério Marinho (PL-RN), Jorge Kajuru (PSB-GO), Eduardo Girão (Podemos-CE) e Izalci Lucas (PSDB-DF) defenderam mostrar as cédulas para as câmeras durante o voto, mas o presidente da Mesa Diretora durante o pleito, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), ameaçou cancelar os votos caso eles fossem divulgados. Veneziano disse que a apresentação dos votos constrangia e feria o Regimento.

Em plenário, Marinho questionou que em 2019 vários parlamentares abriram o voto, apesar do STF ter ratificado que a votação no Senado seria secreta.

O senador Girão também ressaltou que nunca houve um intimidação por parte da Mesa contra quem mostrasse o voto. “Tivemos duas eleições em que dezenas de senadores mostraram o voto e não aconteceu esse tipo de intimidação que essa presidência está fazendo aqui. O brasileiro já tem uma imagem desta Casa que precisamos recuperar juntos, independente de quem ganhar”, destacou Girão.