Segundo a portaria, o emprego da Força Nacional será em apoio à Polícia Federal para preservação da ordem pública na região.
Segundo a portaria, o emprego da Força Nacional será em apoio à Polícia Federal para preservação da ordem pública na região.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o envio da Força Nacional para atuar na reserva indígena Serrinha, localizada no Rio Grande do Sul.A portaria com a permissão foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (19).

Segundo a portaria, o emprego da Força Nacional será em apoio à Polícia Federal "nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado, por 30 dias", prazo que poderá ser prorrogado, se necessário. Povoada por índios Kaingang, a região tem registrado diversos episódios de violência.

"Há notícias de que quatro pessoas foram assassinadas, como resultado de um conflito interno, dentro da Terra Indígena Serrinha, município de Ronda Alta, no norte do Rio Grande do Sul. Muitas outras acabaram sendo espancadas, aprisionadas e tudo para saciar a saga do lucro e da ganância sobre os bens indígenas", denunciou recentemente o Conselho Indigenista Missionário (Cimi).