Coronavac: seis capitais suspendem aplicação da segunda dose do imunizante
A intenção do estudo é gerar dados para que o ministério da Saúde possa implementar, caso necessário, uma nova estratégia de vacinação até o final do ano.| Foto: César Ferreira

O ministério da Saúde encomendou um estudo para avaliar a aplicação de uma terceira dose para as pessoas que já foram vacinadas com as duas primeiras doses de Coronavac. O estudo será realizado pela Universidade de Oxford. De acordo com o ministro da pasta, Marcelo Queiroga, as pesquisas vão influenciar na condução do Plano Nacional de Imunização (PNI). “Temos que fazer pesquisas para ter respostas para conduzir o nosso PNI. O presidente Bolsonaro tem afirmado isso desde sempre, fazer pesquisas não só com vacinas, mas com perspectivas terapêuticas, e que as decisões sejam tomadas com base na ciência”, disse Queiroga em publicação nas redes sociais.

Uma das responsáveis pelo estudo, a professora da instituição britânica, Sue Ann Clemens, afirmou que a pesquisa deve começar em poucos meses.  “Estaremos vacinando pessoas que já tenham tomado duas doses da Coronavac, seis meses depois da 2ª dose, em 4 grupos: um com reforço da Coronavac, outros com Janssen, Pfizer e AstraZeneca”. A ideia, segundo a pesquisadora, é gerar dados para que o ministério da Saúde possa implementar, caso seja necessário, uma nova estratégia de vacinação até o final do ano.