A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Mayra Pinheiro, será ouvida na CPI da Covid nesta terça-feira (25).
A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Mayra Pinheiro, será ouvida na CPI da Covid nesta terça-feira (25).| Foto: Anderson Riedel/PR

A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, declarou em depoimento à CPI da Covid do Senado que a tese de "imunidade de rebanho" contra a Covid-19 não foi discutida como política pública dentro da pasta. Ela negou ter participado de reuniões dentro do Ministério e também disse não ter se lembrado de ter defendido, em público, a proposta. Mayra depõe à CPI da Covid nesta terça-feira (25).

A teoria da "imunidade de rebanho" prevê a contaminação de parte da população para que exista um desenvolvimento natural de anticorpos, o que beneficiaria a coletividade. A hipótese é válida para algumas doenças contagiosas - no caso da Covid-19, porém, especialistas identificam como negativa a implantação da proposta.