Ontem o governo de São Paulo anunciou que irá enviar 2,5 milhões de doses da Coronavac para os estados do Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará e Piauí.
Ontem o governo de São Paulo anunciou que irá enviar 2,5 milhões de doses da Coronavac para os estados do Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará e Piauí.| Foto: Gilson Abreu/AEN

O Ministério da Saúde notificou na quarta-feira (22) o Instituto Butantan, fabricante da vacina Coronavac, pela negociação de imunizantes diretamente com os estados, antes do cumprimento do contrato com o governo federal. As informações são do G1. Segundo a pasta, o acordo prevê 100 milhões de doses e uma cláusula de exclusividade no fornecimento até a conclusão do negócio.

Ontem o governo de São Paulo anunciou que irá enviar 2,5 milhões de doses do imunizante para os estados do Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará e Piauí. O governo paulista alega que o contrato com a Saúde já foi finalizando no dia 15 de setembro. Já o governo federal afirma que os cálculos do Butantan contabilizaram as 12 milhões de doses embargadas por determinação da Anvisa. O instituto já teria reposto 4 milhões de doses e tem até 30 de setembro para entregar as outras 8 milhões.

Segundo o ministério da Saúde, o Butantan poderá ser multado em R$ 30 milhões caso seja confirmada a quebra do contrato.