Vacina: Enfermeira realizando cadastro para covid-19 em Curitiba
Vacina: Enfermeira realizando cadastro para covid-19 em Curitiba| Foto: Lineu Filho /Tribuna do Parana

Dados do Ministério da Saúde mostram que quase metade dos brasileiros em condições de tomar a dose de reforço das vacinas contra a Covid-19 ainda não receberam a dose adicional do imunizante. Cerca de 56,6 milhões de pessoas estão nessa situação em todo o país, 46% do público total apto a receber a dose de reforço, informa a Folha de S. Paulo.

Os dados oficiais da aplicação das doses de reforço das vacinas da Covid19 de meados de março são similares aos de fevereiro. O aumento na cobertura passou de 38% para 41% no período. O maior índice de imunização com as doses de reforço é verificado entre os idosos com mais de 60 anos. Mesmo assim, 25% dessas pessoas ainda não tomou a terceira dose dos imunizantes – no fim de 2021 a taxa de cobertura com as duas doses nesse público era de 92%.

Conforme a idade do público diminui, baixa também a cobertura das doses de reforço. Há, de acordo com os dados do ministério, 45% de pessoas entre 40 e 59 anos que não tomaram a terceira dose. Já para as pessoas entre 18 e 39 anos, essa cobertura é de apenas 39%. A dose de reforço passou a ser indicada a toda a população adulta em novembro de 2021.