O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez um novo apelo para que os pais ou responsáveis levem seus filhos para se vacinarem contra a poliomielite.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez um novo apelo para que os pais ou responsáveis levem seus filhos para se vacinarem contra a poliomielite.| Foto:

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez um novo apelo nesta segunda-feira (17) para que os pais ou responsáveis levem seus filhos para se vacinarem contra a poliomielite. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, até o momento o Brasil vacinou apenas 65,6% do público-alvo contra a doença, cerca de 7,6 milhões de crianças menores de cinco anos. A meta é atingir 95% dessa faixa etária. Apenas a Paraíba, com 95,09% das crianças imunizadas, atingiu a meta nacional. Hoje é comemorado o Dia Nacional da Vacina.

"Desde o dia 7 de agosto, temos feito um apelo à nação brasileira para que levem suas crianças com menos de 5 anos para completar o esquema vacinal da pólio e a meta é de 95% de cobertura vacinal, das cerca de 15 milhões de crianças que são aptas a receber essas vacinas", enfatizou o ministro. O Brasil não registra casos de paralisia infantil desde 1989, mas com a queda das taxas de vacinação desde 2015, diversos órgãos ligados à saúde alertam para o risco de retorno da doença.