TCU
TCU vai investigar servidor sobre relatório que questiona o número de mortes por Covid-19 registradas.| Foto: Divulgação

O corregedor do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, pediu à presidência da Corte nesta quarta-feira (8) para que a Polícia Federal investigue as análises que levaram o presidente Jair Bolsonaro a citar documento do órgão sobre notificações de mortes por Covid-19 no Brasil.

Na manhã desta quarta, o auditor Alexandre Figueiredo Costa e Silva Marques confessou à sua chefia imediata no TCU que foi ele o autor das análises.

Dantas solicita a instauração de processo administrativo disciplinar com vistas à apuração da possível prática de infração funcional cometida por Marques. A presidente do TCU, ministra Ana Arraes, autorizou a abertura de processo administrativo disciplinar contra o auditor, que foi destituído de suas funções.

Bolsonaro voltou a citar o TCU nesta quarta a apoiadores ao sugerir que governadores praticaram supernotificações de mortes por Covid-19.