Ministros do TCU estiveram com os titulares da Casa Civil, Ciro Nogueira, e da Economia, Paulo Guedes, e o secretário-executivo da Casa Civil, Jônathas Assunção, membros do governo atual.
Ministros do TCU estiveram com os titulares da Casa Civil, Ciro Nogueira, e da Economia, Paulo Guedes, e o secretário-executivo da Casa Civil, Jônathas Assunção, membros do governo atual.| Foto: TCU/Divulgação

O presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, se reuniu na quinta-feira (3) com representantes do atual governo e do governo eleito para debater o processo de transição presidencial. Os encontros ocorreram na sede da Corte de Contas, em Brasília. Um comitê do órgão acompanhará o processo. Dantas coordena o grupo, formado pelos ministros Antonio Anastasia, relator das contas da Casa Civil e da Presidência da República, Vital do Rêgo, relator das contas do presidente da República do primeiro ano do próximo governo, e Jorge Oliveira, relator das contas do último ano do atual governo.

Eles terão um prazo de 90 dias para acompanhar a transição no âmbito federal. Além disso, o TCU abriu ainda um processo de fiscalização com o objetivo de avaliar a regularidade da transição sob os aspectos administrativos, operacionais, orçamentários e financeiros, conforme previsto em lei. O relator desse processo é o ministro Antonio Anastasia.

Inicialmente os ministros do TCU estiveram com os titulares da Casa Civil, Ciro Nogueira, e da Economia, Paulo Guedes, e o secretário-executivo da Casa Civil, Jônathas Assunção, membros do governo atual. “Tivemos uma reunião para apresentar aos ministros do governo o comitê que acompanhará a transição. Desse modo, teremos um processo formal de acompanhamento. Informamos isso ao ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, ao secretário-executivo, a quem cabe a operacionalização de todo esse rito, e também ao ministro Paulo Guedes, já que em sua pasta estão os principais bancos de dados de interesse”, afirmou Dantas.

Na sequência os ministros estiveram com o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, o coordenador do programa do governo eleito, Aloizio Mercadante, e a presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleizi Hoffmann. “O TCU tem um papel importante nessa transição acompanhando as informações. Poucas instituições do país têm tantas informações e informações de qualidade como o Tribunal de Contas da União. A transição é um período curto para se inteirar de todas as questões do governo federal, mas tenho certeza de que será muito bem feita”, destacou Alckmin.