Palácio do Planalto
Decisão do ministro Alexandre de Moraes determina que imagens da invasão ao Palácio do Planalto sejam periciadas.| Foto: Marcelo Camargo/EFE

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (30), determinou nesta terça (9) que a Polícia Federal faça uma perícia em todas as imagens que mostram a invasão ao Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro, em que agentes civis e militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) aparecem entre os manifestantes invasores.

De acordo com o ministro, a perícia deve ser feita em até 30 dias para que um relatório seja entregue para ser juntado às investigações. “O encaminhamento do HD externo [...] à Polícia Federal, para extração das imagens, preservada a cadeia de custódia e realização da perícia técnica, no prazo de 30 (trinta) dias”, escreveu o magistrado (veja na íntegra).

A perícia foi determinada após o GSI enviar ao STF as imagens da invasão que estavam sob sigilo e foram vazadas à imprensa no mês passado. As gravações levaram à demissão do então ministro Gonçalves Dias, a exoneração de 87 servidores da pasta e a nomeação do general Marcos Antonio Amaro dos Santos para o comando do órgão ligado à Presidência.