O ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub.
O ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub.| Foto: Carolina Antunes / PR

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes abriu uma apuração preliminar sobre declarações feitas pelo ex-ministro da Educação Abraham Weintraub em entrevista ao podcast "Inteligência Ltda". Weintraub afirmou que um dos dez ministros da Corte tentou comprar a sua casa num condomínio fechado, mesmo sem ela estar à venda.

"Eu vou contar um outro detalhe picante. Moro numa casa, num condomínio fechado, uma casa boa. Um juiz do STF estava procurando casa na região, dentro do condomínio. Viu a minha casa e falou: 'Pô, casa bonita, hein? De quem é?'. Falaram: 'Abraham Weintraub'. 'Pergunta para ele se não quer vender para mim'. 'Não tá à venda'. 'Pergunta se quer vender para mim, já que ele não vai mais voltar ao Brasil'. O que acha disso? É adequado? Esse juiz me negou habeas corpus. Foi um dos 10 que me negaram habeas corpus", declarou Weintraub, sem apresentar provas.

O STF já julgou e negou alguns habeas corpus de Weintraub. Todos os ministros, exceto Moraes, participaram das decisões. A abertura do procedimento preliminar foi feita pelo magistrado no inquérito das fake news, que apura ataques e ameaças ao Supremo. Moraes determinou que uma petição com o trecho da entrevista de Weintraub fosse separada num procedimento próprio. Esta é uma etapa anterior à instauração de um inquérito. O podcast divulgou a entrevista no último domingo (16).