Alexandre de Moraes
Alexandre de Moraes, ministro do STF| Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro do STF Alexandre de Moraes disse neste sábado (14) que a democracia será garantida com "eleições limpas, transparentes e por urnas eletrônicas". Ele, que assumirá o comando do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em agosto e é relator do inquérito das milícias digitais no STF, afirmou também que internet deu "voz aos imbecis".

"As plataformas e a internet deram voz aos imbecis. Hoje qualquer um se diz especialista. Ou seja, veste terno, gravata, coloca painel falso de livros no fundo do vídeo e fala desde a guerra da Ucrânia até o preço da gasolina, além de atacar o Judiciário", criticou Moraes no Congresso Brasileiro de Magistrados, em Salvados (BA).

O ministro falou ainda que as instituições democráticas estão sendo "atacadas" por "milícias digitais". "Isso foi sendo construído pelos movimentos populistas, principalmente pela extrema-direita. Não é descoordenado, tem muito dinheiro. De quatro em quatro anos tem eleições, e essas milícias digitais sabem disso. O Poder Judiciário não pode e não vai se acovardar perante essas agressões”, assegurou.

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, estava no evento e falou que há "ataques sem fundamento" ao Poder Judiciário. "É inimaginável pensar também que, a essa altura, nós estejamos a defender instituições, a defender o Poder Judiciário de ataques absolutamente sem fundamento algum, sem laço probatório, sem razoabilidade", declarou, acrescentando que o país vê imperar "o populismo, a demagogia e um certo grau de covardia".