O senador Sergio Moro (União Brasil-PR).
O senador Sergio Moro (União Brasil-PR).| Foto: Roque de Sá/Agência Senado.

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) apresentou um requerimento para desarquivar o projeto que obriga o presidente da República a escolher o Procurador-Geral da República (PGR) a partir da lista tríplice apresentada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

Moro conseguiu 27 assinaturas para que um bloco de sete propostas ligadas ao combate à corrupção volte a tramitar, informou a Folha de S. Paulo. “Resgatamos bons projetos de lei que estavam arquivados, entre eles o da lista tríplice para a escolha de um PGR independente e o que promove mecanismos de integridade e compliance em partidos políticos. Sei que será difícil, mas não fujo à luta”, disse o senador, no Twitter.

A PEC 25/2020 sobre a lista tríplice foi apresentada pelo ex-senador Lasier Martins (Podemos-RS). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já sinalizou que pode não escolher o novo PGR a partir da lista tríplice. Nos mandatos anteriores, Lula optou por escolher nomes indicados na lista pelos procuradores. Em setembro deste ano, acabará o segundo mandato do procurador-geral da República, Augusto Aras.