Base do Projeto Vigia, instalada em Querência do Norte (PR), por Moro
Base do Programa Vigia foi instalada em Querência do Norte, no Paraná. Após emboscada, Moro reforçou equipe| Foto: Divulgação MJSP

O ministro da Justiça, Sergio Moro, reforçou o Programa Vigia, que combate a criminalidade nas regiões de fronteira do Brasil, depois de um atentado contra o secretário de segurança de Querência do Norte, no Paraná, Claudiney Nery. Na sexta-feira (27), o secretário foi baleado em uma emboscada após sair de um jogo de futebol em um clube da cidade. Ele encontra-se estável e fora de risco, segundo informações do Ministério da Justiça. A ação foi considerada uma tentativa de retaliação às forças de segurança após a instalação da base do Programa Vigia na cidade, no dia 19 de dezembro.

Desde o fim de semana, forças de segurança reforçaram a atuação integrada na região e em portos adjacentes. Em nota, o MJ afirmou que "continuará firme no combate ao crime organizado atuando de forma integrada com estados e municípios, proporcionando a realização de operações integradas, capacitações e instalação de bases operacionais". No Paraná, desde que teve início em abril, a Operação Hórus evitou lucro de mais de R$ 120 milhões aos criminosos, além de evitar um prejuízo de mais de R$ 127 milhões aos cofres públicos.