Mendes Thame foi um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), em 1988. Ele também foi prefeito de Piracicaba entre 1993 e 1996.
Mendes Thame foi um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), em 1988. Ele também foi prefeito de Piracicaba entre 1993 e 1996.| Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O ex-deputado federal Antônio Carlos de Mendes Thame morreu na manhã desta quinta-feira (28), aos 75 anos, em Piracicaba. O político também foi prefeito do município entre 1993 e 1996 e um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), em 1988. Desde 2016 ele estava filiado ao Partido Verde (PV). Thame era professor universitário, agrônomo e advogado.

Segundo a assessoria de imprensa, o ex-parlamentar estava realizando um tratamento para artrose de sistemas múltiplos e foi internado no Hospital Unimed nesta quinta após passar mal, quando acabou sofrendo uma parada cardiorrespiratória e não se recuperou. O velório acontecerá na Câmara Municipal de Piracicaba a partir das 14 horas. A prefeitura do município decretou luto oficial de três dias. Thame deixa a esposa e a uma filha.

Além de exercer sete mandatos parlamentares como deputado federal por São Paulo entre os anos de 1987 e 2019, Thame também ocupou o cargo de secretário estadual de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras durante gestão de Mário Covas. Dentre suas atividades como deputado estão a participação da Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988). É dele também a autoria do projeto de lei que criou o Microempreendedor Individual (MEI) e da emenda que permitiu o aumento de etanol na gasolina.

Em nota, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, lamentou a morte do ex-parlamentar. “Mendes Thame foi um dos mais brilhantes e dedicados parlamentares brasileiros, além de prefeito e secretário de Estado. Teve participação ativa em enorme número de leis em vigor no Brasil. É uma honra para o PSDB ter tido em Thame um dos construtores da reconhecida qualidade das bancadas do partido na Câmara Federal. Compartilhava suas ideias, ensinava ao mais jovens (fui um deles) e, sem propagandear, dava exemplo de comportamento na vida pública”, diz a nota. “À Nancy e à família, nossos mais sinceros e profundos sentimentos. Em nome de todo o PSDB, reafirmo aqui nosso imenso agradecimento por tudo que fez pelo partido, por Piracicaba, por São Paulo e pelo Brasil!”