O vice-presidente Hamilton Mourão fala diante da imprensa no desembarque em Santiago, no Chile.
O vice-presidente Hamilton Mourão fala diante da imprensa no desembarque em Santiago, no Chile.| Foto: Elvis González/EFE.

O vice-presidente Hamilton Mourão desembarcou nesta quarta-feira (9) em Santiago para acompanhar a posse do novo presidente do Chile, o progressista Gabriel Boric. O Brasil é um dos poucos países da América do Sul que não estará representado pelo chefe de Estado na cerimônia.

"Com muita alegria, desembarco no Chile em missão oficial, representando o presidente Jair Bolsonaro, para participar da cerimônia de posse do presidente eleito Gabriel Boric. Levarei uma mensagem de sucesso na nova tarefa, deixando claro que os laços que nos unem permanecerão fortes", disse Mourão nesta noite no Twitter.

A delegação brasileira foi a segunda a chegar à capital chilena, pouco depois da comitiva do Equador, que conta com a presença do presidente do país, Guillermo Lasso. Entre outras autoridades que acompanharão a posse do sucessor do conservador Sebastián Piñera, estão o rei da Espanha, Felipe VI, o presidente do Peru, Pedro Castillo, entre outros.