Intervenção federal
Intervenção federal na área de segurança pública no Rio de Janeiro| Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O vice-presidente Hamilton Mourão comentou nesta segunda-feira (23) sobre a prorrogação dos trabalhos do Gabinete de Intervenção Federal no Rio de Janeiro até o dia 1º de dezembro de 2021. A prorrogação foi formalizada nesta segunda no Diário Oficial da União (DOU). Mourão atribui a medida ao atraso na entrega de equipamentos. Pelo prazo anterior, o gabinete deveria ser encerrado formalmente até 1º de dezembro deste ano. "É porque não foram entregues ainda equipamentos, senão me engano são dois ou três helicópteros e mais alguma coisa. Enquanto não liquidar isso, tem que ter gente responsável por isso", disse Mourão.

A intervenção federal se encerrou no fim de 2018, mas a estrutura do gabinete foi mantida para que o governo federal pudesse concluir a aquisição e repasse de equipamentos e veículos para o governo estadual na área de segurança pública.

"Quem tinha que entregar (os equipamentos) não entregou e alega que, pela questão da pandemia, não pode produzir os equipamentos. São helicópteros blindados então é equipamento diferenciando", acrescentou o vice-presidente. De acordo com o governo, a medida não terá impacto orçamentário pelo fato de os recursos "estarem alocados em programação orçamentária já prevista".