Hamilton Mourão
O vice-presidente da República e presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, Hamilton Mourão.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta sexta-feira (30) que as Forças Armadas estão prontas caso seja necessário continuar a Operação Verde Brasil 2 na região amazônica. O prazo da Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) terminou hoje. Segundo Mourão, o presidente Jair Bolsonaro ainda deve decidir sobre uma possível prorrogação da presença dos militares no local.

"As Forças Armadas estão em stand by, caso seja necessário", disse Mourão na chegada ao Planalto. "O ministro da Defesa não me deu retorno [sobre a prorrogação]. O presidente poderá decidir isso a qualquer momento. Vamos dizer o seguinte, todo comandante tem que ter uma reserva, a reserva do presidente qual é? São as Forças Armadas. Se sentir que não estamos conseguindo cumprir a tarefa com que nós temos, a gente entrega às Forças", declarou.

Mourão tem citado a possibilidade de uma prorrogação da GLO até o fim de julho de 2021, quando se encerra o ciclo de medição do Prodes sistema do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que monitora os níveis de desmatamento na região.