jair-bolsonaro
Jair Bolsonaro, presidente da República.| Foto: Marcos Corrêa/PR

O Ministério Público Eleitoral (MPE) acatou parcialmente uma representação contra o presidente Jair Bolsonaro por propaganda eleitoral antecipada. O MPE considerou que Bolsonaro atacou potenciais adversários nas eleições de 2022 em declaração feita durante visita ao Maranhão no dia 21 de maio. "Falando em política, para o ano que vem, já tem uma chapa formada. O ladrão candidato a presidente e um vagabundo como vice", disse o presidente no evento. A informação foi divulgada pela colunista Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo.

Segundo o órgão, Bolsonaro "proferiu ofensa à honra de notório adversário [...], o que configura propaganda eleitoral negativa". Pois a declaração foi "direcionada ao pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva, atualmente seu principal opositor à disputa do cargo de Presidente da República em 2022". O MPE ressalta ainda que a declaração foi feita em “cerimônia pública oficial”.

O MP Eleitoral sugeriu que o chefe do Executivo seja condenado a pagar multa que pode variar de R$ 5 mil a R$ 25 mil, de acordo com a legislação eleitoral. O PCdoB protocolou a ação analisada pelo órgão. O documento apontava outros trechos do discurso do presidente, mas o MPE não os considerou como propaganda eleitoral antecipada.